L Galvão Advogados – Advogados São Bernardo do Campo

Advogado aposentadoria

A legislação previdenciária sofre constantes alterações. Contar com o apoio de profissionais especializados em benefícios previdenciários é essencial para decidir o melhor momento para a sua aposentadoria.

Tipos de aposentadoria

Existem diversos tipos de aposentadoria e cada um deles conta com regras e detalhes próprios. Avaliar a espécie de benefício que melhor se encaixa na situação do segurado pode aumentar o valor da aposentadoria ou até mesmo antecipar a data do benefício. Veja alguns tipos de aposentadoria:
 

Aposentadoria por Tempo de Contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuir exige 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de mulher.

Aposentadoria Especial
A aposentadoria especial requer 15, 20 ou 25 anos de contribuição e pode ser requerida por pessoas que trabalham em atividades que ofereçam riscos à saúde ou à integridade física durante todo o período, o que garante o direito ao benefício com menor tempo de contribuição.

Aposentadoria por Idade
A aposentadoria por idade exige 15 anos de carência, além do requisito etário de 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem.

Aposentadoria por Invalidez
Para as hipóteses em que o segurado está incapaz, de forma total e permanente, para o exercício de atividade profissional que lhe garanta subsistência, há a aposentadoria por invalidez. Este benefício pode ser acrescido de 25% quando o segurado depende do auxílio permanente de terceiros, em razão de sua situação de saúde.

Contagem do tempo de contribuição

O tempo de contribuição deve ser considerado para requerer as aposentadorias por tempo de contribuição, por idade e especial, cada uma com suas regras próprias.

A contagem do tempo de contribuição é a ferramenta adequada para identificar se você possui o tempo suficiente para se aposentar e pode te ajudar a escolher o melhor momento para a aposentadoria e se planejar.

Valor da Aposentadoria

As regras para o valor da aposentadoria também variam de acordo com a espécie do benefício. Na aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, é aplicado o fator previdenciário, que atua como redutor do valor da renda mensal inicial.

Antes mesmo de solicitar a sua aposentadoria para o INSS, é possível simular o valor da renda, seguindo as regras que se aplicam ao tipo de benefício que será requerido. Deste modo, você pode escolher o melhor momento para requerer o benefício no INSS.

Planejamento de aposentadoria

Mesmo que não possua os requisitos para a aposentadoria, é possível fazer um planejamento de sua aposentadoria e saber quando poderá se aposentar.

Com o planejamento de aposentadoria, é possível providenciar os documentos solicitados pelo INSS, como por exemplo PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário e verificar eventuais inconsistências no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, de forma a evitar imprevistos no momento de requerer o benefício ao INSS.